quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EM RELAÇÃO AO USO DO DIVÃ

O maior êxito analítico é aquele que consegue atingir a aquisição, por parte do analisando de uma liberdade interna.
"David E.Zimerman

A FINALIDADE DA ENTREVISTA INICIAL:

O propósito fundamental do contato  preliminar analista/analisando é o de avaliar as condições mentais ,emocionais, materiais e circunstanciais da vida do paciente que lhe procurou,ajuizar os prós e os contras ,as vantagens e desvantagens ,os prováveis riscos e benefícios ,o grau e o tipo da psicopatologia , de modo a permitir alguma impressão diagnóstica  e prognóstica (no caso de não ser médico psiquiatra o analista) e reconhecer os efeitos contra - transferenciais que lhe estão sendo despertados. Assim balanceando todos esses fatores ,poder discriminar qual a modalidade de   terapia psicológica será a mais indicada para este paciente , e mais ainda no caso de indicação de uma análise , se ele (analista) se sente em condições e se de fato quer ser o terapeuta deste paciente.
Poderá ainda perceber a veracidade e a qualidade da motivação do paciente ,tanto aquela que ele externaliza quanto a que está oculta nas dobras do seu inconsciente ou seja, em outras palavras a conferência  de que  sua  teoria de tratamento e de cura coincidem com a do paciente.
A entrevista inicial também propicia a oportunidade de o psicanalista ter uma impressão razoavelmente segura de como o paciente processa a própria comunicação entre seu consciente e seu inconsciente , se ele reconhece a necessidade de uma análise e se está disposto a fazer mudanças em sua forma de viver .
Deve o psicanalista ter uma idéia clara de seus próprios alcances e limitações, entre inúmeros outros requisitos que abordaremos posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário