quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É BOM QUE FIQUE CLARO!!! OBESIDADE NÃO É FELICIDADE!!! cont....

O gordo sofre demais com sua gordura , é a moça gorda que toma chá de cadeira na festa, é o rapaz aconselhado pelos colegas a usar sutiã , são homens e mulheres que se sentem inseguros no amor e no sexo por causa da aparência física.
É gozação, chacota ,zombaria por tudo quanto é lado, não se sabe dizer com quem é mais cruel essa nossa sociedade (negros, homossexuais ,idosos e gordos).
O gordo não é por natureza aquele cara boa praça que já nasceu dessexualizado, alegre e sempre disposto a contar a última piada. Se virou pouco mais que bonachão é porque se viu obrigado a renunciar ,com muita tristeza, à sua carreira de príncipe ou princesa, de garanhão de raça ou de tigresa. Se os caminhos do feitiço físico estão interditados , só resta ,como recurso para se desviar da rota da mais negra solidão ingressar ao bom pracismo.
Se não pode inspirar paixão, que ao menos inspire afeição.
Se não pode inspirar magia ou poesia ,que inspire simpatia e alegria.
Se não pode ter uma bela namorada , que tenha uma bela piada.
Mas chega de falar mal de gordos...
Já é hora de alguém mostrar quanto de beleza se esconde por debaixo de tanta banha.
Num certo sentido o gordo é um poeta que não conseguiu expressar toda sua poesia . 
É um grande amante que não encontrou correspondência.
É uma grande pessoa não conseguiu colocar para fora tudo quanto trazia dentro.
Essa energia entalada, encruada, circula por dentro freneticamente sem encontrar escoadouro.
São tantos amores que não estão podendo ser vividos ,tantos sonhos que não estão podendo ser realizados ,tanta beleza que não está podendo ser construída . A pessoa fica excitada,tão excitada que acaba perdendo a visão das infinitas nuances da sua emoção. Boa parte de si mesma perde contornos e matizes ,transformando-se em difusa e indiferenciada excitação.
É verdade que o gordo nasce de boca aberta para o mundo ,não só de boca, mas de corpo ,peito e alma escancarados para o universo.
A parcimônia e a sobriedade não são o seu forte. Está possuído instintivamente por um apetite enorme . Não de comer... mas sim de viver!!!
Seu desejo e emoção estão marcados pela grandiosidade . Tudo nele está marcado pela sede de infinito.
Se seu corpo é limitado , sua alma quer ocupar os espaços siderais. 
Sua paixão arde mais quente do que o sol, sua afeição é oceânica, sua grandiosidade é amazônica.
Do mesmo modo ,sua ira pode ser mais abrasadora do que as lavas de um vulcão em furiosa erupção, sua indiferença mais gelada que um inverno polar , sua tristeza mais desolada que as caatingas do Nordeste.
Como escoar tanta energia? Como encontrar ressonância e correspondência para tanta vida?
Convivendo (muitas vezes) com pais esmagados pela miséria material ou cultural de uma sociedade repressiva? Alguns poucos gigantes superam tudo.Já nascem irremediavelmente grandiosos , mas são poucos. Muito poucos.
O gordo é uma personalidade grandiosa ,que não conseguiu realizar a sua grandiosidade , alguns gordos podem até ser pessoas grandiosas aos olhos dos outros , mas não o são suficientemente aos seus próprios olhos,ou realizam a grandiosidade errada.
É interessante notar que não só ingressam no comer muito, mas também no comer comidas engordativas. Nada de saladas, comidas aguadas e sem sabor. Só lhes interessa o mundo quente das elevadas calorias , onde sobram altas taxas de açúcar , mas onde quase sempre falta aquilo que eles mais querem _ afeto.

EM RELAÇÃO AO USO DO DIVÃ

O maior êxito analítico é aquele que consegue atingir a aquisição, por parte do analisando de uma liberdade interna.
"David E.Zimerman

A FINALIDADE DA ENTREVISTA INICIAL:

O propósito fundamental do contato  preliminar analista/analisando é o de avaliar as condições mentais ,emocionais, materiais e circunstanciais da vida do paciente que lhe procurou,ajuizar os prós e os contras ,as vantagens e desvantagens ,os prováveis riscos e benefícios ,o grau e o tipo da psicopatologia , de modo a permitir alguma impressão diagnóstica  e prognóstica (no caso de não ser médico psiquiatra o analista) e reconhecer os efeitos contra - transferenciais que lhe estão sendo despertados. Assim balanceando todos esses fatores ,poder discriminar qual a modalidade de   terapia psicológica será a mais indicada para este paciente , e mais ainda no caso de indicação de uma análise , se ele (analista) se sente em condições e se de fato quer ser o terapeuta deste paciente.
Poderá ainda perceber a veracidade e a qualidade da motivação do paciente ,tanto aquela que ele externaliza quanto a que está oculta nas dobras do seu inconsciente ou seja, em outras palavras a conferência  de que  sua  teoria de tratamento e de cura coincidem com a do paciente.
A entrevista inicial também propicia a oportunidade de o psicanalista ter uma impressão razoavelmente segura de como o paciente processa a própria comunicação entre seu consciente e seu inconsciente , se ele reconhece a necessidade de uma análise e se está disposto a fazer mudanças em sua forma de viver .
Deve o psicanalista ter uma idéia clara de seus próprios alcances e limitações, entre inúmeros outros requisitos que abordaremos posteriormente.

A GORDURA DERRUBA A AUTO ESTIMA (OBESIDADE)

Gerando problemas estéticos  físicos os gordos em sua maioria têm problemas emocionais , sofre com a gordura e não é feliz.
A obesidade afeta milhões de brasileiros , não bastassem esses problemas temos que a estética traz enorme sofrimento a homens e mulheres, mesmo porque em nosso país existe a cultura do magro e muitos sofrem por não preencher os ideais estéticos .
Gerando constrangimentos e inibições , complexos de inferioridade ,inseguranças afetivas arruína um sem número de pessoas.
Quem é ou já foi gordo sabe muito bem do que aqui se fala e quem não é gordo e nunca foi sabe também porque leva esse quesito em consideração na hora de escolher uma pessoa para amar e desejar.
Com as exceções de doenças que levam à obesidade (em torno de 40% dos obesos) , os demais são gordos decorrentes de problemas emocionais.
Dizem os médicos que as pessoas engordam porque caem de boca na comida ; e caem de boca na comida porque estão ansiosas , carentes ou deprimidas. Porém só essa explicação não é satisfatória.Não se explicam porque ansiedade, carência, depressão desembocam na comilança , enquanto outras desembocam no álcool ou até na inapetência.
Para iluminar as causas psicológicas da gordura faz-se necessário irmos mais fundo.

O HOMEM E A MULHER...

Apesar da evolução dos tempos , ainda sobrevive essa tragédia amorosa , causadora de tantos desencontros.
As mulheres estão longe de se tornarem pessoas humanas livres e completas ,com acesso a todas as combinações possíveis de sexo e afeto, O lado fêmea continua muito reprimido , no homem é o lado mais delicado que é pouco desenvolvido , por isso o tempo masculino e feminino ainda não se encontraram . Resultado: lares desfeitos e muita infelicidade conjugal .
Na verdade na maioria dos relacionamentos não há entrega, entenda-se entrega como esse enorme prazer que quem ama sente , de abrir mão de seu eu para viajar pelo eu do outro na exata medida em que o  outro  se disponha a fazer o mesmo .
A maioria das pessoas está presa às idealizações e não conhecem a si mesmas. A utilização das máscaras sociais ainda é muito pesada, mas os tempos estão mudando ... já foi muito pior. Atentemo-nos ao fato de ter sido escrito este texto em 1985 ,portanto há aproximadamente 26 anos e assim vamos poder fazer um acompanhamento no tempo das regressões e evoluções dos temas aqui difundidos.

SINTAM-SE NO DIVÃ!!! ESTA É A PROPOSTA!!!

Abordarei aqui diversos autores e diversos temas , mas inicio com textos do saudoso Eduardo Mascarenhas e Emoções no Divã , que teve o intuito de inserir a Psicanálise na realidade do maior número de pessoas , e que segundo Artur da Távola , trouxe suas experiências terapêuticas para os meios de comunicação,retirando a Psicanálise dos gabinetes , discutindo-a , trazendo-a e aplicando-a junto à população, abordando corajosamente os mais diversos problemas psíquicos e morais que surgem no dia a dia das pessoas.
Da timidez ao medo de baratas , da obesidade ao ciúme ,da violência de forma geral à ejaculação precoce ,da frigidez à cleptomania , e sua lúcida reflexão tem-se a psicanálise como algo vivo ,concreto e atuante.