Inteligência Emocional é um conceito muio parecido com Maturidade Emocional usado em psicologia.
É a capacidade que o indivíduo tem de ser Senhor de Si Mesmo, ter a capacidade de controle e o domínio sobre si.
É a capacidade de de gerir e administrar suas emoções ,especialmente as agressivas , os descontroles, os destemperos, que tão mal podem fazer às relações interpessoais.
É a capacidade do indivíduo não se deixar dominar pelos seus impulsos agressivos ,não se deixar dominar pela intolerância às suas frustrações e contrariedades.
É poder ter respostas mais adequadas quando as coisas não caminham do jeito que gostaria.
Esse tipo de comportamento do imaturo emocional ou analfabeto emocional,corresponde à intolerâcia basicamente às frustrações e às contrariedades e as pessoas reagem explosivamente quando contrariadas.
Por não tolerarem contraiedades também não são muito confiáveis.
O indivíduo para ser confiável ,tem que ter um domínio da razão ,das emoções.
É o tipo de pessoa que tem a sua vontade soberana sobre a sua razão, e com isso, ela pode agir de uma forma nociva ao interesse das outras pessoas.
Na imaturidade emocional há a paralisia do desenvolvimento mental pelos 07 anos de idade e daí a tendencia para reagir agressivamente quando contrariados.(dominadores ,pessoas de genio forte e estopim curto, na verdade é um fraco não pode ser contrariado e o pior é que muitos nem foram mimados o que significa que esses indivíduos não aprenderam com a vida).
Na vida adulta não têem controle sobre a agressividade ,explodem a qualquer momento e não têem controle sobre nehum dos sentimentos.
O oposto, o maduro ,é um tipo contrário a este.
Tolerante, se põe no lugar do outro , e abre mão do que é seu em favor do outro (o que também não é correto), exagera na justiça , na generosidade. É o ponto de temperança , o meio termo, para ter o bomsenso o local menos frequentado.
Maturidade Emocional é a capacidade de se colocar no lugar do outro e pelo menos supor o que o outro possa estar sentindo.
O imaturo perde a capacidade de ver o mundo pelo angulo do outro e passa a ver só pelo seu angulo ,definindo uma fraqueza emocional.
O ponto de justiça é este: Nem abro mão do que é meu ... nem quero o que não me pertence!!!
F.G. by Conceição Tereniak
Nenhum comentário:
Postar um comentário