quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CAPOTE EXPIATÓRIO... FAÇA O SEU ...TENTE...EXPERIMENTE... LIBERTE-SE!!!



Capote Expiatório

Às vezes no meu trabalho com mulheres mostro-lhes como fazer um capote expiatório longo, de tecido ou de algum outro material. Um capote expiatório é um casaco que descreve em detalhes, pintados ou escritos e com todo tipo de coisas costuradas ou pregadas nele, os insultos que a mulher sofreu na sua vida, todas as ofensas, calúnias, traumas, feridas, cicatrizes. É a sua afirmação da experiência da mulher de ser transformada em bode expiatório. Às vezes demoramos apenas um dia ou dois para fazer um casaco desses; outras vezes demoramos meses.
Ele é de extrema utilidade para a descrição de todas as mágoas, baques e golpes da vida da mulher.
À princípio, fiz um capote expiatório para mim mesma. Ele logo ficou tão pesado que precisou de um cortejo de musas para carregar a cauda. A minha intenção era a de fazer esse casaco e mais tarde, depois de ter posto todo esse lixo psíquico num único objeto psíquico, eu poderia dispersar uma parte da minha antiga fragilidade ao incinerá-lo. O que aconteceu, porém, foi que pendurei o casaco no teto do corredor e cada vez que passava por ele, em vez de me sentir mal, comecei a me sentir bem.
Descobri que admirava os ovários da mulher que podia usar um casaco daqueles e ainda estar andando inabalável, cantando, criando e abanando o rabo.
Descobri que isso também se aplicava às mulheres com que eu trabalhava. Elas nunca queriam destruir seus capotes expiatórios depois de prontos. Elas queriam guardá-los para sempre, quanto mais repulsivos e sangrentos, melhor. Às vezes,também os chamamos de mantos de combate pois  eles  são prova da resistência, das derrotas e das vitórias das mulheres como indivíduos e das suas parentas.
É também uma boa idéia que as mulheres contassem sua idade não pelos anos mas pelas marcas de combate. "Qual é a sua idade?" perguntam-me às vezes. "Tenho dezessete marcas de combate", respondo. Geralmente as pessoas não se retraem, mas começam alegremente a medir sua idade pelas marcas de combate.
Como o povo lakota pintava hieróglifos em peles de animais para registrar os acontecimentos do inverno, e os povos náuatle, maia e egípcio possuíam seus codices de registro dos grandes eventos da tribo, das guerras, das vitórias, as mulheres têm seus capotes expiatórios, seus mantos de combate. Fico me perguntando o que nossas netas e bisnetas irão pensar das nossas vidas assim registradas. Espero que tudo isso precise ser explicado a elas.
Que não reste nenhuma dúvida a respeito, pois você o conquistou com as difíceis opções da sua vida.
Se alguém lhe perguntar sua nacionalidade, sua origem étnica ou sua linhagem,  dê um sorriso enigmático.
Responda: "Clã das Cicatrizes".

“Clarissa Pinkola Estés”

QUE TAL ANALISARMOS... SE PUDER SEM MEDO!!!

sábado, 22 de dezembro de 2012

MULHERES QUE CORREM COM LOBOS (LEITURA RECOMENDADA)

Era uma vez uma mulher. Essa mulher era amada. Por ser amada,era reconhecida como inteira em si mesma.Por ser reconhecida era livre para exitir. Essa mulher vivia com os pés na terra e a cabeça nas nuvens,possuia todos os atributos de uma deusa. Era humana e ao mesmo tempo divina e havia algo de selvagem em seus olhos que nenhuma civilização ou religião poderiam domar.Por isso mesmo,essa mulher foi temida e, por ser temida,foi reprimida e banida do convívio dos demais. Ela foi queimada nas fogueiras da ignorância ,amordaçada nas malhas da censura, presa nas correntes da indiferença. Após tantos séculos de repressão,aqueles que a haviam represado acreditavam que sua luz havia finalmente se extinguido; que sua natureza selvagem e aterradora havia desaparecido por completo. Porém, essa mulher faz parte da própria natureza, ela é a própria natureza e não pode ser aniquilada. De sua completude temos apenas resquícios mas ela sobrevive nas histórias e nos contos de fada e no fundo da alma de todos, homens e mulheres que sentem um profundo sentimento de vazio e solidão em suas vidas. Eles escutam o chamado que vem dos ossos, das profundezas da carne. O chamado da mulher selvagem, há muito reprimida, há muito massacrada mas de nenhuma forma esquecida.
Clarissa Pinkola Estés nesse brilhante livro sai em busca "daquela que sabe", a mulher selvagem. É um verdadeiro trabalho de escavação das partes mais subterrâneas da psique em busca de algo muito precioso que foi há muito tempo contido. Através de contos de fada e mitos, a autora procura aos poucos revelar as muitas facetas da alma feminina que tem sido tão maltratada não apenas pela sociedade mas pela própria mulher, que se afastou de sua parte selvagem.
Mulheres que correm com os lobos é uma verdadeira viagem ao interior daquela parte mais profunda de nós mesmos da qual insistimos em fugir. É uma busca por aquilo que há de mais verdadeiro e mais essencial em cada um de nós. Uma missão de vida que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que cumprir. .


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

AINDA SOBRE RELACIONAMENTOS...

Quando deixamos uma pessoa entrar em nossa vida nunca sabemos o impacto que ela vai causar quando for embora. Então pense bem antes de deixar qualquer um se aproximar de você, nem sempre as pessoas valem a dor que nos causam.

PROMETE A TI MESMO

De ser tão forte que ,nada nem ninguém
possa perturbar a paz do teu espírito
De falar em saúde, progresso,felicidade
a todos a que encontres
De fazer sentir a teus amigos que há
algo grande neles.
De ver tudo pelo lado nobre ,bonito,
fazendo que teu otimismo seja sincero.
De pensar só o melhor e esperar só o
melhor.
De ter tanto entusiasmo pelo êxito dos
demais como pelo teu próprio.
De esquecer os erros do passado e lutar
pelas grandes realizações do futuro.
De ter todo o tempo meu semblante alegre
e ter um sorriso para todos .
De utilizar tanto tempo no seu melhoramento
que não haja lugar para criticar os demais.
De ser tão grande para a tristeza, tão nobre para
a cólera, tão forte para o medo
Que a tua felicidade não tema a presença da dor.

Cristian Lapson *by Conceição Tereniak

ACERTOS NAS RELAÇÕES AFETIVAS É ALGO INEVITÁVEL...

Inteligência Emocional é um conceito muio parecido com Maturidade Emocional usado em psicologia.
É a capacidade que o indivíduo tem de ser Senhor de Si Mesmo, ter a capacidade de controle e o domínio sobre si.
É a capacidade de de gerir e administrar suas emoções ,especialmente as agressivas , os descontroles, os destemperos, que tão mal podem fazer às relações interpessoais.
É a capacidade do indivíduo não se deixar dominar pelos seus impulsos agressivos ,não se deixar dominar pela intolerância  às suas frustrações e contrariedades.
É poder ter respostas mais adequadas quando as coisas não caminham do jeito que gostaria.
Esse tipo de comportamento do imaturo emocional ou analfabeto emocional,corresponde à intolerâcia basicamente às frustrações e às contrariedades e as pessoas reagem explosivamente quando contrariadas.
Por não tolerarem contraiedades também não são muito confiáveis.
O indivíduo para ser confiável ,tem que ter um domínio da razão ,das emoções.
É o tipo de pessoa que tem a sua vontade soberana sobre a sua razão, e com isso, ela pode agir de uma forma nociva ao interesse das outras pessoas.
Na imaturidade emocional há a paralisia do desenvolvimento mental pelos 07 anos de idade e daí a tendencia para reagir agressivamente quando contrariados.(dominadores ,pessoas de genio forte e estopim curto, na verdade é um fraco não pode ser contrariado e o pior é que muitos nem foram mimados o que significa que esses indivíduos não aprenderam com a vida).
Na vida adulta não têem controle sobre a agressividade ,explodem a qualquer momento e não têem controle sobre nehum dos sentimentos.
O oposto, o maduro ,é um tipo contrário a este. 
Tolerante, se põe no lugar do outro , e abre mão do que é seu em favor do outro (o que também não é correto), exagera na justiça , na generosidade. É o ponto de temperança , o meio termo, para ter o bomsenso o local menos frequentado.
Maturidade Emocional é a capacidade de se colocar no lugar do outro e pelo menos supor o que o outro possa estar sentindo.
O imaturo perde a capacidade de ver o mundo pelo angulo do outro e passa a ver só pelo seu angulo ,definindo uma fraqueza emocional.
O ponto de justiça é este:  Nem abro mão do que é meu ... nem quero o que não me pertence!!!

F.G. by Conceição Tereniak 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MUDANÇA INTERIOR DE POSTURA

Feche os olhos...

Pense que você está se elevando acima da sua própria loucura.
Elevar-se é ir acima de nós, acima do nosso ponto fraco, das amebas que te põem para baixo.
Olhe para elas.
Essas vozes dentro de você que te depreciam, te condenam, te criticam, te seguram.
Não!!!Não pode ser assim!!!
O que você fez, foi errado.
Foi horrível!!!
_ Pensa que você está acima dessas vozes.
_ Pensa em você subindoooooo...
_ Pensa em você indo além...
Porque se você olhar, embaixo tem vozes dizendo o que é certo e o que é errado e acima ...
tem você!!!
São duas posturas diferentes e você pode elevar-se ...ir além!!!
Mudando a sua postura ,vai mudar o valor de si ,vai mudar a sua maneira de ver e com isso ,consequentemente as forças que criam o destino vão mudando o seu destino...
Ir acima de si!!! Superar-se!!!
Não ser mais a mesma pessoa que o põe o mundo ali...
Vai ser você quem toma conta do seu espaço.
Pense: Quem você precisa por lá fora?
Seus filhos que você gosta?
Sim, você gosta , mas eles estão lá fora,não tem isso de eles terem mais direito do que você.
Não tem isso de você fazer coisas ruins com você mesmo por causa deles.
Assim também nos relacionamentos...
Como você se põe lá embaixo com mêdo de ficar sem!!!!
Como se você ,não tivesse você!!!
Com mêdo da sua própria solidão.
Solidão nada mais é do que ter se empurrado para dentro, feito um buraco no peito. E nesse buraco quem devia estar?
Você!!!
Vamos pôr-nos prá cima!!!
Mudar por dentro.
Vamos dizer não, eu quero estar acima de todas as conversas,de relacionamentos, não quero sofrer mais com as bobagens que a minha cabeça me impõe:
_ O que eu vou resolver,
_ O que eu vou fazer,
_ O que eu não vou fazer...
Eu quero estar acima.Não quero fazer nada...
Sobe lá em cima!!!
Quando você está lá em cima, vai perceber que as pessoas estão mais embaixo.
Pega o chefe, o marido, o namorado ,os filhos... põe lá embaixo.
Solta a postura interior.
Não tem ninguém acima de você!!!
Sinta sua cabeça livre.
Em cima!!!
Sinta-se subir .
Este é você!!!
Você que estava preso , começa a vir para a fente, vá para fora, para cima, porque você começou a se dar a vez, começou a se levantar.
Se levantar é uma atitude interior . E saiu lá de trás e assumir o seu espaço aqui na frente.
É você prá você!!!
É sustentar a tua figura, a tua pessoa, com a maior naturalidade e com a maior aprovação.
Quanto mais você estiver em primeiro lugar, mais as forças espirituais vão criar para você : O MELHOR!!!

LG by Conceição Tereniak